segunda-feira, 25 de abril de 2011

O amor é uma falácia

*Exercício de Filosofia

1. -PETIÇÃO: Ato de pedir. Pedir por escrito.
    -ANALOGIA: Proporção matemática ou igualdade de razões. Semelhança de propriedades.

2. GENERALIZAÇÃO APRESSADA: 
Fui ao parque duas vezes e me perdi. Logo, toda vez que eu ir ao parque me perderei. 
* Isso é uma falácia, pois não me perderei, nescessariamente, toda vez que for ao parque.

PREMISSAS CONTRADITÓRIAS:
Sou imortal, mas tenho medo de morrer.
* Isso é uma falácia, pois se sou imortal não morrerei.

ENVENENAR O POÇO:
Ele não tem direito de ser julgado. É um impostor, trapasseiro e traidor.
* Isso é uma falácia, pois o homem recebeu insultos antes mesmo de ser julgado.

3.EXEMPLOS DE FALÁCIAS:
 * Ou Deus existe, ou a  lua é feita de queijo verde. A lua não é feita de queijo verde. Logo, Deus existe.
Falácia de relevância. Não leva realmente a uma conclusão.

*Meu professor disse que devo ter orgulho de ser brasileiro. Logo, devo ter orgulho de ser brasileiro.
A premissa é simplesmente irrelevante para a conclusão. As coisas não são de determinada maneira só porque alguém diz que elas são ou devem ser assim, não importa quão eminente seja o interlocutor.

4. OUTROS EXEMPLOS DE FALÁCIAS:

Equívoco:
Uma afirmação com significado diferente do que seria apropriado ao texto.
*Os assasinos de crianças são desumanos. Portanto, os humanos não matam crianças.

Invenção de fatos:
Consiste em mentir ou formular informações imprecisas.
*A causa da gripe é o consumo de arroz.

Ênfase:
Acentuar uma palavra para sugerir o contrário.
*Hoje o capitão estava sóbrio. (sugerindo embriaguês).

Exercício sobre o texto "O amor é uma falácia" postado no blog

Cássia Filosofia -1M1

Nenhum comentário:

Postar um comentário