sábado, 19 de março de 2011

Filosofia X Religião

Filosofia é diferente de Religião. A Filosofia é uma explicação história, real sobre um fato. Já a Religião, é exatamente o contrário; é uma explicação sobrenatural, divina.
Quando nos perguntamos, por exemplo, "o que somos?" "de onde viemos?" estamos filosofando. Filosofar nada mais é do que buscar respostas para nossas perguntas.
Mas o que é Religião? Desde o início dos tempos já existia religião. Em todos os lugares do planeta existiam pessoas que acreditavam em uma "força maior", em algo divino. Cada povo tinha seus deuses, cada um sua história, sua crença. Mas o que nos vem a cabeça quando falamos em deuses, na maioria das vezes, são os deuses gregos. Zeus, Poseidon, Hermes...
A Mitologia Grega é o que mais me atrai quando se fala em mitos, em deuses. É curioso pensar que as pessoas em certa época acreditavam, que existia um deus para cada fenômeno natural e que tudo o que acontecia com eles e com o lugar onde viviam era por meio de intervenção divina.
Como podemos ver no filme "Fúria de Titãns", a população acreditava piamente nesses deuses e também nos semi-deuses. Apesar de toda essacrença, desafiaram esses seres divinos. No filme, um povo insulta os deuses comparando-se a eles. E depois, em meio a ira desses poderosos, pedem ajuda ao semi-deus Perceu, filho de Zeus. Perceu vence as inúmeras batalhas e salva o povo.
Nós, com nossas crenças, achamos tudo isso muito surreal, muito sobrenatural e impossível. Mas para o povo grego e para muitos outros, era tudo muito natural.
É simples de entender. Do mesmo modo que nós acreditamos no "nosso Deus", eles também acreditavam nos deles.
Filosofia e Religião são totalmente diferentes, mas de certa forma caminham juntas.
Quando você estuda filosofia, você está procurando explicações plausíveis para um determinado fato. A religião também tem suas explicações. Se vocÊ é religioso ou filosofo, está sempre procurando respostas para suas perguntas. Acredita então, naquela que acha mais provavel de acordo com sua crença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário